Sistema de Codificação da Ação Facial (Facial Action Coding System – FACS)





Emoção.
”Uma emoção é um estado mental e fisiológico associada a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos”. Juntamente com olhar a expressão facial é uma das formas que os seres humanos utilizam para expressar suas emoções, interagindo assim com as outras pessoas (PESTANA, 2005). Para Picard (1997), computação afetiva é o estudo das emoções em diversos sistemas de informação. Segundo Sandmann e Senaga (2002), os seres humanos utilizam o reconhecimento facial para identificar quais são os ânimos de uma pessoa, definindo assim o tipo de interação apropriada.

Sistemas para descrever as microexpressões faciais
Existem diversos sistemas de codificação da ação facial. Um deles é o Sistema de Codificação da Ação Facial (Facial Action Coding System – FACS) que foi proposto por Paul Ekman e Wallace Friesen, em 1976, para descrever as expressões faciais humanas. Ao longo dos anos, vem servindo como ferramenta descritiva das expressões faciais e tem sido empregado em diversos trabalhos científicos sobre micro-expressões.

Esse sistema pode ser utilizado para descrever qualquer expressão facial anatomicamente possível, isolando as unidades de ação muscular (Action Units – AU). Uma vez que as unidades de ação muscular são independentes de qualquer interpretação, elas podem ser usadas em conjunto com outros descritores, o que inclui a sua associação ao reconhecimento de emoções básicas, ou a comandos em sistemas de realidade virtual. A publicação de Ekman e Friesen (1976) é extensa e pode ser utilizada para descrever todos os movimentos faciais. Quando a codificação descritiva é associada a um sistema interpretativo, os significados dos movimentos podem ser reconhecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário